DIREITO DA SAÚDE E AS BIOTECNOLOGIAS

O escritorio BISMUTH Associés desenvolveu uma competência reconhecida em Direito da Saúde, estruturada principalmente em torno de três eixos:

O direito das empresas de saúde:

BISMUTH Associés aconselha, assiste e defende hà numerosos anos os estabelecimentos de saúde, os profissionais de saúde, de direito público ou de direito privado, participando ou não no serviço público hospitalar, sem distinção de estatuto ou de dimensão.
Justificando de uma cultura no mundo da saúde e de uma experiência pràtica, os advogados de BISMUTH Associés intervêm principalmente na: criação de polos de saúde (urbanismo, construção, licitações, cooperação logística e sanitária,etc.), organização e proteção das cooperações inter hospitalares e nas redes (areas técnicas, cuidados médicos,etc), instauração e apoio à evolução de sistemas de informação médica e hospitalar, assistindo os nossos clientes que são confrontados à problemáticas relativas ao modo de financiamento ( T2A-PMSI et CCAM), protegendo e perpetuaando as relações entre os estabelecimentos e os profissionais médicos e paramédicos (estatuto público, exercício liberal ou assalariado).

O direito das biotecnologias:

O desenvolvimento das tecnologias e das possibilidades científicas em constante progresso permitiram a aplicação de novas técnicas médicas e científicas. Estas novas técnicas nos levam constantemente a indagações jurídicas e éticas.
O escritorio BISMUTH Associés acompanha seus clientes no âmbito de questões relativas à:
Dispositivos médicos,
Clonagem/clonagem terapêutica,
Protocolo de experimentação,
Patentiabilidade do ser vivo (genoma, organismo vivo…)
Procriação medicamente assistida.
Diante das suas vastas competências em Direito da Propriedade Intelectual, em Direito das novas tecnologias e Direito da saúde, o Escritorio Bismuth Associés oferece às empresas do sector cientifico uma assessoria completa e adaptada aos desafios jurídicos e regulamentares relativos às suas atividades.

O direito da responsabilidade médica:

Intervindo hà varios anos junto à Companhias de seguro e igualmente junto à estabelecimentos de saúde, BISMUTH Associés é conduzido à assistir seus clientes tanto perante órgãos jurisdicionais civis penais e administrativos. BISMUTH Associés jà foi solicitado principalmente para:
- determinar o impacto das novas tecnologias na gestão do processo médico informatizado,
- analisar a obrigação de informação dos doentes, responsabilidade médica.

Esta experiência revela-se particularmente preciosa para examinar, aconselhar e assistir as empresas e os profissionais de saúde na gestão dos riscos hospitalares, farmacêuticos, biológicos e médicos (vigilâncias, infecções nosocomiales, esterilização,etc.).