Direito das Energias e Direito das Novas Tecnologias Ambientais

BISMUTH Associés empenhou-se, desde a sua origem, em matérias inovadoras do direito. Assim, o Escritorio adquiriu principalmente uma experiência reconhecida em termos de Propriedade Intelectual, de Tecnologia da Informação e das Comunicações e de Direito da Saúde e das Biotecnologias. Todas estas disciplinas exigem competências tanto em direito público como em direito privado.

Atualmente, ao interessar-se pelo desenvolvimento sustentável, e isto em coerência total com os setores de especialização em que o Escritorio tem militado desde longa data, BISMUTH Associés criou um departamento de Direito de Energias e de Direito de Novas Tecnologias Ambientais.

Os campos de intervenção dos advogados do Escritorio, dentro deste novo departamento, visarão tanto as energias renováveis (biomassa, solar fotovoltaica, energias eólicas…), quanto as não renováveis (nuclear, petróleo, gás, electricidade…), e ainda os seus modos de exploração através das novas tecnologias ambientais. As questões de saúde pública e ambientais e as de segurança jurídica das empresas que devem atualmente respeitar novas obrigações na matéria de forma a não ver nem a sua responsabilidade, nem a dos seus dirigentes, comprometida, são igualmente centrais (impactos sanitários ambientais e sociais das novas tecnologias, poluentes orgânicos, segurança dos produtos, risco de desenvolvimento, implementação do principio de precaução…)

BISMUTH Associés acompanha jurídica e estrategicamente a implementação dos projetos das empresas que desenvolvem uma estratégia fundada no desenvolvimento sustentável. O Escritorio assiste os responsáveis públicos e privados nos processos de planificação, de obtenção de autorizações e na construção e exploração das estruturas de energia passiva e positiva, mas igualmente na negociação e na redação das convenções de base destes projetos.

Além disso, o Escritorio assiste e representa os seus clientes perante as instâncias e comissões especializadas, graças à sua própria abordagem pluridisciplinar das problemáticas energéticas e dos riscos ambientais e sanitários, em cooperação com os seus parceiros internacionais (Fasken Martineau - escritorio líder em direito do ambiente em Montreal).